Wednesday, October 18, 2006

tá bom, tá bom, eu falo.

eu odeio falar sobre política, mas me perguntam, eu respondo e não faço comentários e fica chato, eu sei.
.
-e aí sam, tu vai votar em quem?
-no geraldo.
-ai é?
-é.
.
então vamo lá.
eu vou votar no geraldo por vários motivos e eu poderia escolher várias veias pra tecer um texto sobre minha decisão. da mesma forma que eu tenho certeza que você que vai votar no lula também deve ter argumentos fortes.
.
mas eu aqui vou levar em consideração uma coisa que eu escuto demais:
nenhum dos dois é bom.
aliás, os dois são péssimos.
.
tá.
pra mim, presidente é um cargo, emprego. e existe um perfil a ser exigido.
não preencheu o perfil, não se adaptou ao ambiente? tá fora. pelo menos no mercado é assim.
o perfil que o Brasil exige para alguém se candidatar a este emprego é ridículo. minha revolta começa daí. e somos obrigados a escolher entre dois candidatos muito dos pebas. será que não era melhor ficar sem?
para mim, o PRESIDENTE é o REPRESENTANTE MAIOR de uma nação. da nação que eu faço parte.
e, por favor, não nivele por baixo.
porque quando eu digo isso tem gente que chega e diz: ele é o melhor representante do povo brasileiro. ele é bem o que somos. eu não estou falando de pegar um representante do perfil da maioria da população brasileira e colocar num cargo de responsabilidade, chefia e liderança. é absurda essa idéia.
eu tiro por mim. eu era uma funcionária ali quieta, no meu canto, não tinha equipe, trabalhava na frente de um computador, caladinha. não importava muito a minha apresentação pessoal e nem a forma de impostar a voz ao telefone. A partir do momento em que eu assumi um cargo mais alto, com equipe, mais responsabilidade e etc eu imediatamente passei a ter outra postura, criei outra imagem de exemplo para passar às pessoas à minha volta, fui atrás de aperfeiçoamento na área e etc.
lindo, morro de orgulho. extremamente profissional. tirem tudo de mim, menos isso.
aí, o presidente do meu país, nem depois nem antes de virar presidente sequer sabe fazer conta, falar direito e escrever.
desculpa, eu sei que a educação escolar não é exatamente tudo. mas é muita coisa. e enquanto muita gente tem orgulho porque ele só tem o 1o grau ou sei lá o quê e eu acho ridículo ele não tomar aulas para melhorar a cada dia, pelo menos depois de ter sido eleito. porque ele podia até ter começado antes. O vicentinho da cut foi um ótimo exemplo. e olha que eu não tenho muita empatia por ele. mas preciso admitir que o cara foi atrás.
outra coisa que eu tenho que dar o braço a torcer é admitir que realmente a militância petista é muito forte, descarada e orgulhosa e isso, em militância, é bom. a militância do geraldo é aquela coisa muito educada, branda, as pessoas têm mil pormenores para usar adesivo, broche, bandeira e falar em voz alta que vai votar no homem.
eu só sei de uma coisa. se for pra ser ruim, que os dois são, que seja ruim com aparência de bom. porque imagem também não é tudo, mas é alguma coisa.
e desculpa, eu prezo muito pela postura e pelo POTENCIAL de alguém.
para mim, o lula não tem potencial de crescer como pessoa, como profissional, como presidente. o máximo que ele vai fazer é remediar erros que existem desde muito tempo e trazer soluções paleativas que 'animam' todo mundo. ele não sabe, nunca soube e pelo visto nunca vai saber gerir nem uma equipe pequena, quanto mais uma enorme.
eu sei que carisma ele tem muito. e se for eleito, não é crédito pelo trabalho dele. é porque ele é a única opção além do que já se conhecia. ele é quase voto de revolta.
na minha cabeça, o geraldo pode até não ser bom. mas ele tem a CAPACIDADE de ser. ele tem tudo que uma pessoa precisa para exercer este cargo com sucesso. em todos os sentidos. e é nisso que eu prefiro votar. votando nele eu posso reclamar depois. votando no lula eu não posso reclamar porque ele não ouve nada...
e não venham me dizer que não votam no psdb porque vai ser tudo igual como era antes e era horrível. partido político neste país, idealismo? onde? todo mundo funda partido e acaba partido a hora que quer, tem partido aí pra dar, vender, roubar, aos montes, tudo bem parecido só porque alguém não concorda com uns 2 ou 3 pontos do outro e se ofendeu aí cria o PRGA ou PTFFE ou PCBAED. e todo mundo muda de partido do nada, quando quer. o cara muda de raciocíno completamente como muda a camisa antes de sair de casa... que crédito esse partido e estes políticos têm? for por isso o PSDB e o PT vieram da mesma base..
discussão interminável.
(e eu votei no cristovam no primeiro turno.)
.
.
'é tudo novo denovo
vamos nos jogar onde já caimos
tudo novo denovo
vamos mergulhar do alto onde subimos...'
tudo novo denovo . moska

4 Comments:

At October 19, 2006 , Anonymous Anonymous said...

Sabe, eu escrevi um post tipo esse seu a pouco tempo no meu blog... ao menos em relação das razões da minha posição política...
Mas, antes de mais nada, não se tratam de dois candidatos PEBAS, se analisar pessoalmente cada um, ao menos o Alckmin é um médico, politicamente engajado e conhecedor do mecanismo administrativo e político brasileiro, e o mecanismo administrativo brasileiro é muito complexo... Se por acaso tomassemos perfil pessoal como requisito para o cargo, FHC é doutor em sociologia pela Sorbonne! Não é pouco... José Sarney é escritor, detentor da cadeira 38 (Graça Aranha) na academia brasileira de letras! Não é pouco!
O senado Brasileiro já recebeu acalentadas discussões filosóficas dignas das maiores discussões do gênero no mundo, há célebres debates nos arquivos do senado federal! E de lá sairam boa parte dos presidentes brasileiros...
Isso só demonstra que o perfil não é tudo, que somente capacidade não são suficientes, mas o Lula é a prova que a falta desses requisitos é ainda pior... De qualquer forma, é bom saber que você tem motivos para votar... me dói é saber que tem gente que vota no Lula porque o "pobrezinho" merece uma chance né... sofreu tanto na vida...
Poxa, o "primo" é um albino de uns 70 anos de idade que pede esmola pela cidade desde a época que minha vó era recém casada... porque não elege ele então?

 
At October 23, 2006 , Anonymous Anonymous said...

como dizem, não se deve discutir política, gosto musical e nem religião.
eu sigo essa regra.

:**

 
At October 24, 2006 , Anonymous Anonymous said...

ultimamente tenho destado falar sobre política... primeiro porque como militante, ou uma tentativa de tal, de militante de esquerda senti que meu sonho foi roubado com o estouro das falcatruas que estavam entranhadas e conviviam com o status quo do congresso nacional, entretanto no governo do PT isso veio a tona... não vem ao caso debater a genealogia dos ocorridos, mas o caso é que senti sem chão... eles traíram meu sonho... como de outros crentes!
Tudo bem... agora tudo é farinha do mesmo saco, já se fala assim, mesmo eu não pensando são coisas bem distintas, Danny Husk sabe muito bem como eu penso... sou um teórico sócio-político e não concordo com essa praxe tão dissolvida em senso comum...
mas o que me incomodou mesmo e fez-me vir aqui falar foi o texto do 'companheiro' Kenji. Putz... eu aceito muito dos argumentos... mas dizer que o melhor de um político é a preparação acadêmica?! um político nasce numa faculdade de medicina ou direito... putzz... SALVE a ignorância letrada! mas alguém vai querer argumentos pra minha revolta.. então vai:

Alckmin não é médico naqui nem na china... a não ser se ele exerceu o ofício na lua... haja vista que o único brasileiro que foi a lua não é ele, então lá ele não exerceu. Ele não tem posse de CRM, então ele não é médico pra mim... tem diploma... mas nunca cuido de bicho homem nenhum. Segundo, ele é filho de um UDNista, então, ele e sua família foram colaboradoras com o Regime Militar por anos, o que favoreceu ele ser prefeito bionico de sua cidade natal pindamonhagaba (se eu não me engano o nome da cidade)! Então se a função de exercimento dele, médico é o que gabaritava ele pro cargo de presidente... DESISTE! Agora vai ver se ele foi bom vereador, prefeito, governo e o escambal.

Segundo nome da Lista FHC como sociologo era melhor privatizando seus livros... porque o trabalho dele é chacota na acadêmia, o sociologo que diz que um escravo era um objeto é melhor desistir do oficio, escravo é gente... e sua obra impregnada de Althusser caga o pau... melhor se ele tivesse lido a Miséria da Teoria de E. P. Thompson e veria as criticas fundamentais pra não ter cometido barbaries ao escrever o que escreveu! E agora?! Melhor você escolher outro motivo pra gabaritar o sociologo de sorbone!

o 3o. individuo tosco.. Sarney... parece piada, tem gente que gosta do que ele escreve, mas se eu pensar que pessoas como Nelson Rodrigues e outros sábios foram proibidos de entrar na ABL, eu logo vejo que a porra da Acadêmia é nomeação política... lembre-se meu chapa... Lucio Alcantra foi nomeado pra ACL por fundar uma fundação que resgatou obras raras da historiografia cearense, um feito maravilhoso, mas que não daria aval nenhum pra nomeação dele. Segue o mesmo pra o carmano maranhense.

Cheguemos a Lula... se você entende que filosofia se aprende na escola, é melhor você desistir de estudar nessa escola... porque ela é muito ruim... o nosso presidente atual é um dos maiores oradores e "filosofos" contemporaneos... (ja esticando a baladeira), ele é o primeiro presidente que consegui dialogar entre duas castas sociais de forma amena e um tanto interessante... sem defesa nenhuma, não estou dizendo que os dialogos foram proveitosos pro Brasil. Mas o seu poder de intelectual concedeu ele o status que o fará com ajuda de provavelmente 60% da população o direito de continuar no mandato mesmo com tantas tentativas golpistas. Não estou dizendo que ele é inocente... mas se você analisar e eu não tô afim de dar uma aula de história pra você, essa corrupção sempre existiu e ninguém quis jogar essa merda no ventilador... seja grato ao Roberto Jeferson, porque se não Lula teria sido eleito de forma SINISTRAMENTE esmagadora... (eu agradeço ao corrupto do Jeferson, sinceramente) o resto você sabe... você vai discordar... mas por favor... não diga que faculdade é que transforma pessoas em capacitados ou não pra governo...

Melhore o dialogo, talvez isso seja legal no senso comum... mas é um pé no saco pra quem lê um pouco!



Sobre o texto de Samantha... gostei é um ponto de vista interessante, mesmo eu discordando, mas cada um tem sua base, tem seu ponto de vista! Eu, particularmente, prefiro dialogar a partir de dados empiricas e teoricizando ao máximo... mas cada um com seu cada qual! Mas Sam. Adorei seu texto... desculpa por ter falado o que falei e se aparetemente tenha sido agressivo... :\ mas eu não aguentei sobre o que li nos comentários!


beijos

 
At October 24, 2006 , Blogger amy said...

capitão, você é e sempre será bem vindo por aqui, concordando comigo ou não, assim como o kenji também.
enquanto houver respeito, estamos bem. pelo visto, ninguém por aqui concorda com ninguém no pensamento político, mesmo assim convivemos bem :) e viva a livre expressão.

obs: é, política no Brasil já é mais do que piada, né? não sabemos mais o que esperar.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home