Monday, October 24, 2005

too many variations to consider

cheguei à conclusão de que uma planilha no excel é como a nossa vida. não estou com saco de explicar, entendam como queiram.
situação: você é uma pessoa segura. você trabalha. você tem duas planilhas muito importante para apresentar na terça-feira. segunda-feira é feriado. o que você faz?
resposta: você dá um pulo até o seu trabalho na segunda para checar se está tudo ok, certo? certo.
.
ao tomar esta atitude, duas coisas podem acontecer:
1. você pode chegar lá e ver que sim, está tudo ok e sair alegre e saltitante de volta para casa para ouvir e selecionar mais músicas para tocar no noise, que era justamente o que você tinha pensado em fazer no seu feriado em plena segunda-feira; ou
2. você pode abrir o arquivo.fdp e ver que as planilhas apresentam um erro e que ele não está saltando aos olhos. ou seja:^você fica no trabalho até achar o problema E a solução.
.
depois de alguns segundos de respiração profunda para se auto controlar você começa a analisar o que pode ter acontecido. você tem duas planilhas que devem chegar ao mesmo resultado por caminhos diferentes, mas elas não batem:
opção 1: as fórmulas que você criou estão erradas, então, por mais que os dados estejam corretos, nunca vai calcular certo.
opção 2: as fórmulas estão corretas, os dados é que estão errados.
opção 3: tá tudo certo, você é que deve ter apenas digitado algo errado.
opção 4: tá tudo errado, valores, fórmulas, digitação, tudo.
.
considerando que você já trabalha na empresa há algum tempo e já fez planilhas antes na vida, desconsideremos a opção 4, ok?
.
frente às opções, o que é possível fazer?
1. limpar os valores da planilha e digitá-los novamente, se você acha é o mais provável é a opção 2.
2. checar as fórmulas, uma por uma, se você acreditaq piamente na opção 1.
3. travar o botão delete do seu computador de tão forte que você vai pressioná-lo, apagar todo o arquivo.fdp e começar tudo do zero.
.
eu, há bem pouco tempo atrás, iria na porta número 3 sem nem piscar, mas, a evolução nos permite coisas incríveis. como também não gosto de opções random, resolvi pensar numa maneira mais samantha de ser. você vai precisar de:
1 caneta piloto preta
1 caneta piloto vermelha
as planilhas impressas
1 bic
folhas de borrão
1 calculadora com números grandes
1 marca texto azul
1 lousa da sala de reunião que ninguém pode saber que você tirou de lá.
.
retire a lousa da parede. é muito cansativo fazer cálculos em pé e olhando para cima. coloque-a no chão e sente. transcreva de piloto preta aquilo que você tem certeza que está correto, resumidamente. de vermelho, escreva o que você considera que possa estar errado. refaça o raciocínio das fórmulas que você usou em voz alta (funciona melhor): porque você rateou isso? porque fez o somatório disso? e etc. erros encontrados, marque na planilha e escreva o correto no borrão. se não for por aí, vá em direção aos dados. tire os relatórios necessários, refaça as contas na calculadora pelo menos duas vezes (sei lá, né?), aplique nas fórmulas (tipo prova real que a gente tirava das questões das provas de matemática no colégio). erros encontrados, marque na planilha e escreva no borrão. em determinado momento, alguém vai passar pela sala e perguntar qual o seu problema. simplesmente responda: hoje ERA feriado. você não será incomodado novamente. um santo anjo deve fazer café, arraste garrafa e copinhos pra perto. depois de algumas horas, o processo vai ficando mais rápido. ao terminar, coloque a lousa no lugar, devidamente limpa. pegue borrão e planilhas, conserte os erros, salve, coloque a planilha na rede novamente e saia com aquela sensação de dever cumprido, fome, alguma dor de cabeça. vontade de ser menos cri-cri e pensando porque cargas d'água você não se dá melhor com a matemática já que você gosta tanto de precisão.
.
não perca na nossa próxima blog-aula: como chegar ao trabalho na terça-feira e enfrentar perguntas do tipo 'como foi seu feriado?' 'foi à praia?' 'cinema?' sem constrangimento e em apenas três passos! até mais ver.

6 Comments:

At October 24, 2005 , Anonymous Anonymous said...

Despite new bans, government still has trouble policing Internet
File photo The Associated Press In a file photo Chinese youth use computers at an Internet cafe in Beijing Saturday June 18, 2005.
Everyone used to read books but now they just go to the movies or rent a DVD. I recommend you visit http://www.marcella.cc for a unique experience you will not soon forget.

 
At October 24, 2005 , Blogger Kleudson said...

Só sei que eu te dei a maior força ao longo do dia com isso tudo, não foi, não? Hehehehehehe!! É, mas eu passei o Carnaval de 2004, com febre, trabalhando sozinho no escritório. Meu aniversáio ainda caiu na quarta-feira de cinzas e eu fui 18h deixar um relatório na sede de um cliente... Mazelas, nós somos. :)

 
At October 25, 2005 , Anonymous carolzita said...

hahahahaha. ri demáz com o fim.

1. e tiro uma conclusão: é melhor eu prestar vestibular para matemática, pois já sou subjetiva, num mundo subjetivo, com pessoas incríveis mais subjetivas ainda. alguma precisão me ajudaria, né? mas há tempos aprendi: a+b não explica tudo :). pelo menos vc conseguiu explicar a planílha.


2. eu qdo brincava de dar aula qdo era menor sempre esninava a prova real, pq era muito legal.

3. quarta é dia de trabalhos repetitivos ( algo matémático =D, exato, preciso) góticos. certo?

mwuaaaaaaaaaaaaaah fofa! :****

Ps: cri-cri é coisa minha, certim?

 
At October 25, 2005 , Blogger Kleudson said...

Sam, mudei meu blog, ó? Aquele negócio não deu certo mesmo... Tudo bem que nem liguei pra lá, mas achei que seria melhor assim.

Ó, o novo endereço agora é gvale.blogspot.com. Visitinhas vez por outra serão certeza de alegria. Beijos! Obrigado por tu existir. :)

 
At October 27, 2005 , Anonymous bia said...

bá. tem vezes que parece a pior coisa do mundo as coisas darem errado :/
mas finalmente vc conseguiu achar o erro né sam?

ate a proxima blog-aula. :P

:*

 
At October 27, 2005 , Blogger Georgia said...

Oie Sam...saudades de vc! Adorei o post oh..pelo menos se divertiu??? Hehehe...Brincando...Eu nem lembro que feriado foi esse óh... ;/ Bjao

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home