Sunday, August 27, 2006

o egoísmo como virtude?

por aqui tentando trabalhar o altruísmo nato que existe em mim.
difícil demais.
vai totalmente de encontro com meu grande nível de racionalização de tudo, mas...
nunca consegui ver o egoísmo como um bom valor, aí aparece um negócio desses na minha frente: http://www.aynrand.com.br/texts/ethics.htm.
big help, thanks.
e a melhor frase é:
'a primeira questão que se levanta em relação a um código de valores diz respeito à razão pela qual seres humanos precisam de um código de valores.'
eu adoro (ou odeio, não sei dizer) esse negócio de pensar tanto à ponto de chegar às raízes das questões. isso faz questionar tudo que incomoda e faz mais forte os argumentos das atitudes que considero corretas. por outro lado nunca consegui sair destes pensamentos num caminho que leve à mudança para outro tipo de atitude, por exemplo, que eu tivesse descoberto e achado melhor.
e porque será que precisamos de um código de valores?
talvez, se não existisse a humanidade fosse bem menos complicada.
(né?)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home